sábado, 18 de julho de 2015

"A política do futebol".



Nas eleições de 2012, ambos os presidentes fizeram campanhas para o então candidato a prefeito, Roberto Cláudio.

Quando se fala em política do futebol pensa-se logo em regras de jogo, cartões, pênalti, faltas perigosas e etc. O fato é, hoje muitos clubes são utilizados como palanque eleitoral, alguns podem até ser benéfico para os clubes, já outros podem ser bem maléficos. Em vários casos o clube ganha com patrocínios e caso seja bem gerido pela então diretoria política pode colher bons frutos, a parte ruim é o abandono por parte da diretoria aos clubes e com isso gerando uma crise incalculável.

 Mas como o foco da página/portal é o futebol cearense, vamos falar de alguns casos, sucesso e insucesso de cada um deles: primeiro os mais recentes, Osmar Baquit, presidente do Fortaleza e Evandro Leitão, presidente do Ceará. O primeiro não conseguiu ir tão bem, atuou mais na política do que no próprio clube, não conquistou nenhum título na sua era, não conseguiu o que o torcedor tricolor queria que era o acesso para à Série B, onde bateu na trave duas vezes. O segundo teve mais sucesso, conquistou um acesso, vaga na sul-americana, tetra-campeão do estadual e a conquista mais recente, a Copa do Nordeste, o presidente Evandro conseguiu gerir bem a situação.

 Hoje o Fortaleza tem uma melhor administração, o presidente tricolor, Jorge Mota, não pensa na política, mas sim em manter a todo vigor suas atividades no clube, já conquistou até mesmo título estadual (um tabu da antiga gestão), e hoje é aplaudido de pé pela a torcida tricolor.


O mandato do então deputado estadual e presidente do Ceará, Evandro Leitão, está chegando ao fim, especula-se também que seu substituto seja Robinson de Castro, também tem carreira política, ele tenha aprendido como se gere um clube mesmo atuando na política, tenho certeza que essa boa fase gestora do Ceará, deve continuar.

Por fim, eu creio que deveria ser proibida a candidatura a cargos políticos, por parte de dirigentes, ex-jogadores e etc. Muita das vezes, votam só porque representam seu clube, não sabem as intenções dos candidatos, não sabem se os mesmos vão trabalhar com assiduidade e etc.

18/07/2015

Redator: Mário Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário